A Terra sucumbirá em Cabul e o engolir do povo numa escuridão aberta pelos aliados pela procura da desgraça e não da paz.
O homem fustigado pelas chamas caminhará num gemido de dor que em toda a parte se fará sentir.
Ao longe a queda está iminente e aqueles cujo corpo cobrem se porão a caminho do que ficou por conquistar.
RECEBIDA:CL
29 de Agosto de 2013
EM CURSO
EM CURSO: 15/08/2018
EXPLICAÇÃO: 20/03/2018
A actual situação no Afeganistão, nomeadamente em Cabul, onde as forças estrangeiras estão sediadas dentro dos seus perímetros sem que consigam controlar o que se passa na cidade no todo.
Existem 3 milhões de pessoas a viver na capital (Cabul) que constantemente estão sujeitas a atentados mortíferos promovidos pelos Talibã, onde centenas têm encontrado a morte.
Só para se entender, do aeroporto de Cabul para as bases dos países ocidentais o transporte de pessoas e bens é feito através de helicópteros numa viagem de apenas de 3 minutos porque não existem condições de segurança para ser feito por estrada entre estes 2 pontos.
Este foi o tema de um excerto do programa de informação 60 minutos.
CONCRETIZADO
CONCRETIZADA: 15/08/2021
EXPLICAÇÃO: 02/02/2023
A tomada do Afeganistão com a conquista de CABUL por parte dos Talibãs como se sabe ocorreu há mais de um ano, concretamente a 15/08/2021 – DIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PARA OS CATÓLICOS.
“A Terra sucumbirá em Cabul e o engolir do povo numa escuridão aberta pelos aliados pela procura da desgraça e não da paz.”
Também tivemos conhecimento diariamente através dos meios de comunicação do quanto foi caótica a saída dos aliados até 30 de Agosto de 2021, prazo dado pelos Talibãs para abandonarem em definitivo o País.
Triste e desconcertante foi a forma como tudo foi largado e abandonado à pressa, onde tudo era levado sem tempo de carregar, salvar e levar incluindo aqueles que “ajudaram os ocidentais enquanto lá estiveram”.
Não se consegue esquecer as imagens de pessoas a correr atrás dos aviões que iniciavam a sua marcha.
Após toda aquela confusão, temos vindo a ter conhecimento da real situação da população afegã, da extrema pobreza a que estão votados, sem meios de subsistência, sem emprego, com fome, frio e ainda o assustador e dantesco subjugar da condição feminina, onde de dia para dia lhes são retirados direitos e liberdades, que já tão poucas eram e hoje nada possuem.
Sim, cobre aquele país de uma forma assustadora e surreal, mas o ocidente, ferido pela derrota, também já não se importa com nada que de mal ou bem por lá se passe.
Este acontecimento está concluído desde 15 de Agosto de 2021, data da conquista e tomada de Cabul.
Hoje encerramos este capítulo!